ESPECIAL: Conhecendo a Lara Croft clássica - Lara Croft BR
#TombRaider20 Blog

ESPECIAL: Conhecendo a Lara Croft clássica

Conhecendo a Lara Croft clássica
Conhecendo a Lara Croft clássica
T

omb Raider já passou por diversas gerações nestes últimos 20 anos de história. Há os fãs que começaram a jogar lá nos anos 90, com os clássicos, aqueles que começaram a gostar da franquia quando a produção foi assumida pela Crystal Dynamics e até mesmo aqueles mais recentes, na era ‘pós-reboot’. Abaixo você encontrará o processo de criação da Lara Croft clássica e sua biografia completa. Vale notar que apesar de muitos fãs atualmente alegarem que se tratam de Lara Crofts diferentes, há algumas semelhanças bem visíveis, seja na forma como a Core Design, produtora na época, gostaria que Lara Croft fosse vista pelo público, assim como alguns acontecimentos trágicos que motivaram Lara Croft a seguir seu destino como Tomb Raider.

Boa leitura!

COMO TUDO COMEÇOU

core-design-logo

Logo da Core Design – Produtora original de Tomb Raider

Início de 1995, Core Design, Derby, Reino Unido – Durante uma sessão de brainstorming, uma das ideias apresentadas foi uma épica aventura entre pirâmides antigas, tumbas e templos. Jogado numa visão em terceira pessoa, o jogo traria uma combinação de exploração, ação e resolução de quebra-cabeças, unidos a um sistema de câmera único que não só seguiria a protagonista, como também se aproximaria e deslocaria ao longo da tela para criar um efeito cinemático. A ação se daria em cenários de ponta que iriam permitir ao jogador mais interação e liberdade de movimento do que qualquer outro jogo no mercado oferecia naquela época.

O projeto não era somente muito ambicioso de um ponto de vista técnico, mas também iria requerer um enredo envolvente e um personagem principal dinâmico, verossímil suficiente para enfrentar, de forma convincente, os desafios do jogo. Atravessar seus complexos ambientes e, finalmente, resolver seus muitos mistérios.

E então Tomb Raider nasceu…

A CRIAÇÃO DE LARA

lara-croft-tr4-deitada

Conforme o desenvolvimento progredia, os pensamentos se voltaram para quem ou o que deveria estrelar um papel no jogo. O enredo e os locais antigos ditavam um protagonista masculino, mas um que se distanciasse dos estereótipos musculosos que prevaleciam na época. Os artistas da Core Design queriam que sua personagem fosse atrativa o suficiente para cativar o jogador e leva-lo para dentro da aventura; um personagem que os jogadores pudessem se identificar, possivelmente simpatizar e até mesmo sentir a necessidade de proteger.

Assim como ter uma aparência admirável, a personagem deveria ser forte o suficiente para lidar com os desafios físicos do jogo, flexível o suficiente para realizar as acrobacias e ágil o suficiente para executar movimentos complexos. A natureza interativa dos ambientes do jogo também pedia por um personagem altamente animado que pudesse se mover de forma fluída e graciosa pelas esplendidas locações e mostra-las sem sua melhor vantagem. Logo ficou claro que os critérios para isto levaram a uma protagonista feminina!

tr1-animation-gif

O primeiro modelo ingame da Lara possuia menos de 400 polígonos, cada um texturizado para criar sua pele, cabelo e roupas.

Depois de diversos rascunhos em 2D, um modelo poligonal em 3D foi finalmente construído, e Lara, filha de um rico aristocrata inglês, ganhou vida numa tela de computador pela primeira vez. Vestida em shorts de combate e uma blusa regata apertada, sua beleza física, acrobacias intrépidas e proficiência com um par de pistolas que imediatamente ganharam o coração dos diretores da companhia. A busca pela heroína de ação definitiva finalmente acabou!

Embora não houvesse dúvida de que Lara era visualmente colírio para os olhos, era o molde de sua personalidade que era crucial para sua credibilidade como uma inteligente, engenhosa e independente personagem. FMVs e cutscenes a retratavam como uma inquisitiva e intrépida exploradora que não pararia por nada para alcançar seus objetivos, e seu fundo aristocrático a deu meios para financiar suas façanhas. Durante o curso dos próximos dez anos, a personalidade de Lara e sua aparência serão lentamente desenvolvidas pela Core Design (ops), ao ponto em que ela sairá do mundo dos jogos de Tomb Raider e entrará na cultura geral, se tornando o mais famoso ícone virtual do mundo e finalmente sendo tratada como uma celebridade humana.

QUEM É LARA CROFT?

Lara Croft pode der começado como uma personagem de jogos de computador, mas não demorou muito para que ela se tornasse maior que a vida. Além de aparecer nos jogos Tomb Raider, Lara regularmente convive com outras celebridades famosas e recebe hordas de cartas de admiradores, fãs e até mesmo pessoas que querem se parecer e ser como ela! Mas qual a realidade desta incrível personalidade?

lara-croft-perfil

PERFIL

Nome: Lara Croft
Nacionalidade: Britânica
Data de Nascimento: 14 de fevereiro
Naturalidade: Wimbledon, Surrey
Estado civil: Solteira
Tipo sanguíneo: AB-
Altura: 1,75m
Peso: 52kg
Cor do cabelo: Castanho
Cor dos olhos: Castanhos
Características distintivas: Revólveres de 9mm
Educação:

    • Aula particular (3 aos 11 anos)
    • Colegial de Wimbledon para Garotas (11 aos 16 anos)
    • Internato Gordonstoun (16 aos 18 anos)
    • Escola de Boas Maneiras Suíça (18 aos 21 anos)

FAMÍLIA

Mansão clássica recriada em alta definição - Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dipp9YfYNvc

Mansão clássica recriada em alta definição – Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dipp9YfYNvc

Como filha do Lorde e Lady Henshingley-Croft, Lara não precisou de nada enquanto pequena. Seguindo a tradição aristocrata, seus pais a enviaram para a renomada escolha de Gordonstoun, na Escócia, de forma a ampliar a sua visão sobre a vida.

Lara rapidamente se apaixonou (e caiu) pelas impressionantes e desafiadoras montanhas locais, e logo nada pararia sua busca por grandes espaços abertos. Embora atividades extracurriculares fossem encorajadas, os desaparecimentos de Lara eram a causa de preocupações frequentes, assim como sua proficiência com uma espingarda; este fato levando-a ser banida dos tiros por se mostrar “muito interessada”.

Durante uma das férias de verão, o interesse de Lara foi cativado por uma cópia do National Geographic. A capa trazia um nome familiar: Professor Werner Von Croy. Um respeitado arqueólogo, Von Croy havia palestrado na escola de Lara naquela primavera. Conhecer Von Croy despertou o já avido interesse de Lara por exploração e viagens, e ela sonhou em se aventurar para locais remotos em busca de novas e empolgantes aventuras!

von-croy

Werner Von Croy

Enquanto continuava a leitura, Lara descobriu que Von Croy estava se preparando para uma nova turnê arqueológica. Como uma pitada de persuasão de sua ansiosa filha, Lord Croft encontrou a si mesmo escrevendo uma carta para Von Croy, se apresentando como uma influente figura da sociedade e oferecendo auxílio financeiro em troca de um lugar para sua filha na expedição.

A resposta de Von Croy assegurou aos Crofts que os territórios eram amigáveis e que ele possuía ampla experiência para cuidar do seu bem-estar e de Lara. A companhia de Lara como assistente seria bem-vinda e, é claro, a oferta de um generoso cheque era impossível de recusar! Ele lembrou de Lara em sua palestra; suas incessantes, porém perspicazes perguntas lhe deixaram uma boa impressão. E então foi acordado que Lara poderia acompanhar Von Croy na turnê. Lara, no entanto, estava destinada a voltar sozinha… mas esta é outra história!

Mais tarde, na escolha suíça, Lara descobriu uma nova paixão ao ar livre e levou a arte do esqui extremo de forma natural. Embora as montanhas suíças fossem de fato espetaculares, ela logo percebeu a necessidade de um terreno mais desafiador e passou um feriado emocionante descendo pelo Himalaia. Na viagem de volta, no entanto, o avião colidiu em meio as montanhas, deixando Lara como a única sobrevivente. Esta experiência e as duas semanas subsequentes gastas em busca de civilização tiveram um efeito profundo nela. Quando ela finalmente voltou para casa, Lara se sentiu sufocada pela alta sociedade britânica, e a verdade veio à tona quando ela percebeu que somente se sentiu viva de verdade enquanto explorava sozinha.

Apesar de sua drástica mudança de vida, Lara ainda mantém a essência de sua educação superior – mais notavelmente com seu elegante sotaque de alta classe. Enquanto está na Inglaterra, Lara vive uma mansão herdada – o espaço é útil para armazenar caixotes e artefatos adquiridos em suas viagens.

NENHUMA TAREFA DIFÍCIL

Lara não considera saquear tumbas como uma profissão, mais como um modo de vida, embora tenha sido conhecida por descobrir artefatos arqueológicos em comissão por fundos extras de vez em quando. Para financiar seu estilo de vida radical, embora raramente tenha tempo, Lara escreve livros de viagem. Os títulos até então incluem Um Tiranossauro Quase Devorando Minha Cabeça e Matando o Pé-Grande.

TEMPO LIVRE – QUASE!

lara-croft-moto

Não é muito comum Lara sair por aí, mas quando não está seguindo para outro pais, ela aproveita o seu tempo livre para relaxar, pilotar sua amada motocicleta Norton Street-fighter e experimentar diferentes e extremas formas de transporte. Para manter suas habilidades de saqueadora próximas da perfeição, ela regularmente treina em casa. A sua mansão contém um trajeto personalizado para treinamento, uma piscina para praticar seus cursos, e um labirinto para testar suas habilidades de navegação. Ela também gosta de artes marciais e qualquer esporte desafiador – mais recentemente sendo saltar de asa-delta de arranha-céus. Arranhar é a palavra da vez!

E para manter Lara e a casa em boas condições, Winston, o mordomo de Lara, está sempre com uma bandeja de chá em mãos para refrescar nossa heroína quando requerido.

AMBIÇÕES

lara-croft-rua

Com suas habilidades físicas únicas, Lara é capaz de quebrar diversos recordes atléticos mundiais e não vê nenhum desafio nisto. Suas ambições principais ainda residem no indefinido mundo das tumbas e do passado. Seus heróis compreendem figuras antigas que se respeitaram o suficiente para construir uma intrigante tumba para ser enterrado.

CONFORTOS DO LAR

lara-croft-natal

Apesar de ser uma proficiente cozinheira dos seus dias na escola suíça e tendo provado as mais exóticas iguarias do mundo, Lara geralmente opta por feijões com torrada quando está em casa.

MEDOS

corgiVocê pode pensar que a invencível Lara Croft não possui medos – mas isso não é totalmente verdade. Ela certamente não é muito fã do Corgi de sua tia. Ele a mordeu em diversas ocasiões e até mesmo a encurralou no depósito de carne – uma situação na qual, pela primeira vez, não havia nada que ela pudesse fazer!


O conteúdo deste artigo foi extraído do livro The Official Tomb Raider Files, lançado em 2001 pela Carlton Books Ltd.

Comentários

Sobre o autor

Rui C. Camisão

Administrador e redator. Tem 25 anos. Mora em Florianópolis, Santa Catarina. Trabalha como Agente de Aeroporto e estuda Comunicação Social - Mídia Eletrônica. Seus jogos favoritos são Tomb Raider, Assassin's Creed e Sonic.
PSN ID: iWho-E/Steam: Who-E