Análise: Lara Croft GO - Lara Croft BR
Blog

Análise: Lara Croft GO

Análise: Lara Croft GO

Escrito por Edu Alves

Lançado no último dia 27, Lara Croft GO é um jogo de puzzle e aventura, desenvolvido pelo estúdio da Square Enix Montréal. Nele Lara Croft parte em busca dos segredos em torno do mito de uma grande e monstruosa serpente, conhecida como Rainha do Veneno, explorando as ruínas de uma civilização antiga. O jogo está divido em cinco capítulos principais, e conta com mais de 75 enigmas para resolver, espalhados dentre os níveis e suas ramificações. A Crystal Dynamics forneceu ao site um código de acesso antecipado ao jogo e você pode conferir nossa análise.

Jogabilidade

LCGO_Snake

Com simples controles de toque, o jogo oferece algumas horas de diversão em um gameplay baseado em turnos, como os demais títulos da série GO. No jogo Lara não ataca os inimigos de frente quando o ataque se dá por meio de suas pistolas. Entretanto quando Lara está equipada com uma lança, ou uma tocha (que podem ser coletadas pelo cenário), o combate pode ser efetuado em qualquer direção. Durante o jogo vemos inúmeros elementos de interação, como alavancas, barras, plataformas e ainda pilares que podem ser empurrados por Lara de um lado para outro, com a finalidade de solucionar os puzzles. A dificuldade dos quebra-cabeças é gradativa, sendo assim conforme o jogador avança pelo game, o raciocínio necessário para solucioná-los será maior, fazendo de cada nível de Lara Croft GO um desafio a ser superado. E como todo jogo da arqueóloga mais famosa do mundo dos games, não poderia faltar muitas relíquias, não é mesmo? Em Lara Croft GO elas estão fragmentadas em várias partes e escondidas pelas fases em potes, cabe ao jogador estar atento e encontra-las. Suas coletas desbloqueiam conquistas e novos trajes, que podem ser usados por Lara desde que previamente equipados no menu principal.

Um toque nostálgico

LCGO_Menu

Falando em menu, o deste jogo é nostálgico remetendo aos jogos clássicos da franquia. Composto por seis itens, sendo eles: um diário (onde temos acesso aos episódios), uma mochila (que é a galeria de relíquias e tesouros), um relógio (galeria dos trajes), um envelope (acesso a outros jogos do mesmo estúdio), um walkie-talkie (com links de acesso as redes sociais também da Square Enix Montréal), e por último um canivete (acesso as configurações do jogo).

Também vemos nostalgia nos trajes alternativos da personagem, como o de aviador e o traje de mergulho no Maria Doria, ambos de Tomb Raider II, também temos o usado por ela na área 51, e o usado na Antártica no terceiro jogo da franquia, sem falar no black suit de Tomb Raider: Chronicles e o gold inspirado no toque de Midas de Tomb Raider I. Como se isso não fosse suficiente, Lara ainda faz a mesma parada de mãos que vemos desde o primeiro jogo.

Gráficos

LCGO_hand

Os gráficos seguem um visual cel-shading minimalista com elementos de profundidade e imersão, que se dá pelo uso da uma mistura de formas, luz e sombra, aliado a uma vasta paleta de cores com um contraste variado de tons claros e escuros. Com um visual cartunesco o jogo é um vislumbre, lembrando muitas vezes uma história em quadrinhos.

Som

LCGO_Stone

Assim como os demais jogos da nossa querida musa, Lara Croft GO não deixa a desejar no aspecto sonoro. O tema de fundo é atraente e conta com músicas que são capazes de integrar perfeitamente à narrativa da aventura, ao aspecto minimalista, ambientando o jogador a cada situação conforme vai avançando no game.

Lara Croft GO está disponível por $4.99 para Android, iOS e Windows Phone/Windows 10. Não deixe de conferir esta aventura de Lara Croft que desafia o raciocínio, na solução de muitos quebra-cabeças, e elaboração de minuciosas estratégias para vencer os inimigos.

Gameplay

 Screenshots

Sobre o autor

Rui C. Camisão

Administrador e redator. Mora em Florianópolis e é formado em Comunicação pela Estácio Florianópolis.
Seus jogos favoritos são Tomb Raider, Assassin's Creed e Sonic.
PSN ID: iWho-E/Steam: Who-E